5 Dúvidas Mais Frequentes De Iniciantes

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Após ajudar diversos iniciantes, decidi reunir as principais e mais constantes dúvidas. Abaixo estão as 5 principais e mais frequentes dos iniciantes, caso você esteja nesta lista, aconselho a ler o post e tirar suas dúvidas também.

  1. Gerar ícones através de uma label
  2. Como pegar uma informação através do clique
  3. Como que é o funcionamento do aplicativo cliente e administrador
  4. Como enviar uma imagem para o BD e o link para o airtable
  5. Trabalhar com vários layouts em uma única tela

GERAR ÍCONES ATRAVÉS DE UMA LABEL

Acesse o site do material design e escolha o ícone da sua preferência. Lembrando que não precisa baixar, apenas será necessário pegar o nome. Após o clique ele aparecerá por completo no seu canto esquerdo. Veja a imagem exemplo abaixo.

Clique aqui para acessar o site

Agora basta arrastar uma label para o seu projeto e mudar o tipo de fonte dela para Material Icons. As únicas coisas que você poderá mudar é o tamanho, cor e tipo de ícone.

Note que a fonte “Material Icons” é a última na imagem.

Veja que após inserir o nome do meu ícone no campo de texto, ele automaticamente apareceu na minha tela do celular. Agora basta configurar a cor ou o tamanho na propriedade de Font size.

Os campos mencionados são os do lado esquerdo nas propriedades “Font Typeface” | “Text” | “Text Color”

COMO PEGAR UMA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DO CLIQUE

O intuito do tutorial abaixo é apenas mostrar uma forma de pegar as informações de uma lista e enviar esses dados para outra tela. Então já adianto que não faz parte ensinar a pegar esses dados do banco, caso você não saiba, segue abaixo alguns vídeos que poderão ajudar. Resolvi colocar vídeos, pois a uma complexidade maior em entender, então dessa forma você fixará melhor o conteúdo.

COMO DIRECIONAR O CLIQUE PARA UM ITEM ESPECÍFICO [ KODULAR ]

LISTVIEW ESPECIAL COM DADOS DO AIRTABLE [ KODULAR ]

OBTER DADOS DO AIRTABLE E FILTRAR POR ITEM

COMO QUE É O FUNCIONAMENTO DO APLICATIVO CLIENTE E ADMINISTRADOR

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes no meu canal, ou até mesmo por contatos diretamente comigo. A dúvida geralmente é por que não faz sentido ter dois aplicativos no qual se eu inserir uma imagem através do aplicativo de administrador, essa mesma imagem ficar disponível de forma automática no aplicativo cliente. Bom, abaixo está uma ilustração de como funciona isso.

COMO ENVIAR UMA IMAGEM PARA O BD E O LINK PARA O AIRTABLE

Outra dúvida frequente que recebo muito é em relação a inserir imagens no Airtable já que não dá para inserir a imagem diretamente lá, para isso é necessário subir a imagem para outro banco de dados e só depois jogar o link dentro do airtable, veja
abaixo.

No exemplo acima temos uma coluna chama “img” e ela possui 3 linhas com os links de imagens hospedadas em um outro lugar. Nesse caso no Cloudinary, mas há inúmeros lugares possíveis para fazer isso. Vamos lá!
Antes de tudo, arraste o componente Cloudinary para o seu projeto

Preencha com suas credenciais, caso ainda não possui uma conta, acesse o site e crie uma. As informações necessárias aparecerão dessa forma:

Acesse o Cloudinary Aqui
A parte do design será essa, 3 campos: Nome, Whatsapp, Endereço e a Imagem escolhida na galeria do celular.

Lembrando que “Sua logo” é um componente de imagem normal, logo após o usuário inserir ela ocupará esse espaço.

Agora vamos para a parte dos blocos, veja a explicação e as imagens na próxima página!

O primeiro bloco aciona o botão para acessarmos a galeria, lembra que deixamos invisível na tela? O segundo bloco é após o usuário escolher a imagem da galeria, ela irá ficar no lugar daquela “Sua Logo” e também enviaremos para o Cloudinary. O terceiro o bloco é após a imagem subir para o nosso banco de dados iremos obter a URL para trabalharmos com ela no Airtable.

Crie uma variável global chamada “url_img” ou com o nome que desejar, veja a imagem abaixo:

E dessa forma enviamos a URL da Imagem para o Airtable. Então não esqueça de colocar o componente “spreadsheet” para o procedimento dar certo. No meu caso eu possuo todas essas colunas no meu Airtable, faça de acordo com as suas.

TRABALHAR COM VÁRIOS LAYOUTS EM UMA ÚNICA TELA

Essa é a última dúvida, porém não menos importante e que talvez até te ajude futuramente. Existem várias formas de se trabalhar com telas. Uma delas é você ir inserindo novas screens e para cada uma criada você vai renomeando e adicionando novos componentes.

Conforme a imagem abaixo, para adicionar uma nova screen basta clicar na parte superior da sua tela principal do Kodular e “Add Screen”, renomeei para o nome que desejar.

A outra maneira é trabalhar com uma tela e dentro dela inserir vários layouts e usá-los como se fossem novas telas. Eu inseri 2 verticais e quando eu estiver utilizando um, o outro ficará invisível, assim como nas imagens abaixo.

Vamos supor que o usuário acabou de inserir os seus dados para fazer cadastro, então o bloco ao lado diz “quando usuário clicar no botão de cadastrar, a tela de login ficará visível (true) e a de cadastro invisível (Falso).

Basicamente é isso, no design você escolhe a tela que iniciará visível e nos blocos você vai determinando de acordo com as funcionalidades.

Espero que de alguma forma essas dicas te ajude a dar os primeiros passos.

Veja também

Deixe uma resposta